Um Coração Inabalável de Elyse Fitzpatrick #39 | Resenha

Elyse Fitzpatrick é uma mulher norte-americana, cristã, esposa, mãe e avó. Nasceu em 1950 e é autora de muitos livros. Um coração inabalável, publicado em 2006 é o segundo título que leio dela e a impressão continua a mesma. Ela escreve muito bem, de forma simples e clara. Partindo sempre de sua própria vulnerabilidade sem se aventurar muito teologicamente, ela nunca se amarra na teoria fria, porém, também não se deixa ser guiada só por sua experiência prática de vida por mais cheia de montes e vales que pareça ter sido.

Eu gostei dessas duas obras que li da Elyse. Se fosse apontar alguma coisa como crítica, não seria outra senão os títulos, mas confesso que são uma boa tática, funcionaram comigo pelo menos. Os títulos escolhidos lembram livros de auto-ajuda “Vencendo medos e ansiedades” “Um coração inabalável”…, embora suas obras estejam mais para Deus-ajuda com certeza. Talvez eu esteja equivocada, mas esses títulos me parecem iscas, boas iscas. São capazes de atrair leitoras – esses dois livros foram escritos para mulheres -, que ainda que não estejam procurando o que Elyse tem a compartilhar, o conteúdo é exatamente o que muitas delas precisam. Não é sem razão que ela começou a introdução desse livro com a pergunta “O que a intriga ou lhe interessa nesse título?” Eu ri sozinha quando li isso.

Nessa obra, Elyse compartilha o que ela e seu esposo passaram em consequência ao ataque terrorista do 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos. Embora nem eles ou parentes próximos tenham se machucado, a empresa da família chegou perto da falência. O livro é sobre o que ela aprendeu nesse tempo de provação e uma exposição bíblica belíssima do Salmo 57, com várias reflexões seguidas sobre a vida de Davi autor do Salmo, sobre Daniel, Sadraque Mesaque… e a fornalha, Paulo e Silas, Jó (sobre o qual ela dedicou o último capítulo) e principalmente sobre Jesus.

Sobretudo, o livro é sobre o sofrimento humano. O tema do qual nenhum de nós pode fugir, pois todos em algum grau sofreremos. “Como” passaremos por essas adversidades é que depende do quanto da verdade de Deus conhecemos e praticamos.

“Qual é o chamado de Deus para nós, o nosso propósito? Sofrer como ele sofreu! Em nossas vidas auto-protegidas, isoladas e confortáveis, Deus fala palavras contraditórias às nossas filosofias centradas em nós mesmas e aos nossos desejos. O chamado do Pai para a sua vida é que siga os passos de Jesus.”

“Ele não está interessado em fazer com que eu ganhe confiança em mim mesma, em meus planos ou em minha capacidade de resistir. Ele não quer que eu me fortaleça em mim mesma. O que ele quer para mim é que eu o conheça…”


+INFO Livro: Um coração inabalável: Experimentando o Consolo de Deus nas Tempestades da Vida | Título original: A Steadfast Heart | Autor: Elyse Fitzpatrick | Publicado originalmente em 2006 | Edição lida São Paulo: Editora Fiel, 2016 | 166 páginas | Compre: Amazon

★★★★★

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s