Em certo sentido, o medo é importante: é uma proteção natural. Mas às vezes ele foge do controle… Você já sentiu um medo exagerado? Eu já. Acredito que a maioria dos medos excessivos estão relacionados à violência. E isso não é à toa, pelo menos não aqui no Brasil. Eu senti esse tipo de medo.
Nesse momento de dificuldade, eu contei com a ajuda de um livro chamado Sem Medo de Viver para clarear meus pensamentos e me lembrar de algumas verdades. Esse livro fala sobre diversos tipos de medo: medo de não ser importante, de desafios, da violência, da morte, da falta de dinheiro, etc. Mas é uma leitura leve e encorajadora. Max conta muitas histórias, faz ponderações, compartilha momentos em que sentiu medo e nos lembra de que precisamos confiar em Deus. Afinal, não importa quanto medo eu sinta, não conseguirei controlar tudo o que acontece ao meu redor. Só Deus pode.
Nesses momentos de medo, eu também contei com a ajuda de um grande amigo (meu pai), que me acolheu, me ouviu, me aconselhou e orou comigo. Ele me ajudou a perceber que meus medos eram realmente exagerados e que eu não deveria acreditar nesses sentimentos, mas entregá-los a Deus. E, com o tempo, eles foram embora.
Nossas mentes são terras férteis, você precisa cuidar das sementinhas que são plantadas. Algumas podem ser cultivadas, outras devem ser descartadas! É como diz aquela frase célebre: “você não pode impedir que uma ave voe sobre sua cabeça, mas pode impedir que ela faça um ninho”.
Enfim, gostei muito do livro e recomendo a leitura, principalmente se você está passando por momentos de medo e ansiedade. Não deixe que isso vire algo pior e que sua mente fique realmente doente.
Você já conhecia esse livro? Gosta do autor? Conta pra mim! Ah… Não sei exatamente o motivo, mas a Editora Thomas Nelson mudou o nome para Viva a Vida. A foto da capa permanece a mesma, veja só:

*Texto publicado originalmente em 24/07/2017, no Blog Sonhos & Suspiros
+INFO Título da edição lida: Sem medo de viver | Título da edição mais recente: Viva a Vida | Autor: Max Lucado | Editora Thomas Nelson | Páginas: 216 | Compre: Amazon
Boa indicação, Dafne!
Realmente, o medo (em boa medida) é bom para sinalizar algo que não está certo. Contudo, não devemos deixar ser dominado por ele.
A tua resenha convenceu-me.
Beijinhos
CurtirCurtido por 2 pessoas
Para constar: o tema do medo é recorrente nesse blog.
Sinal que estamos a enfrentá-lo. Glória a Deus! 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Amém!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que bom que gostou!
Beijos!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Dafne, eu nunca li nada do Max Lucado. Acho que você me convenceu 😀
É muito bom té-la conosco!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que bom que gostou! Até hoje é o único livro do Max que eu li, vale a pena dar uma chance a ele!
Estou feliz por estar aqui!! 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito obrigada! A algum tempo venho procurado esse livro para rele-lo, mas não conseguia,havia um outro livro com o mesmo nome, então foram forçados a mudar o nome, tenho procurado desde então…mais uma vez abrigada!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi, Viviane! Seja bem-vinda!
Que bom poder ajudar! Pelo menos deixaram a mesma imagem na capa para ajudar na identificação (não me lembro mais como eu soube que era o mesmo livro, talvez eu tenha visto em alguma livraria e me chamou a atenção…).
CurtirCurtido por 1 pessoa