Para que serve Deus de Philip Yancey

Meu primeiro contato com o Philip Yancey foi em 2017, com o livro “A pergunta que não quer calar”. Na época eu estava estudando o livro bíblico de Jó e começando a procurar material sobre o problema do sofrimento – se Deus existe por que sofremos?. O livro era curto, a leitura foi rápida, mas nem por isso pouco impactante.

Foi então que pesquisei mais sobre quem era o autor e descobri sua vasta obra; passando mais dois anos até que eu sentisse a necessidade de voltar à mente de Yancey. Sim! Porque para mim ler seus livros é isso, acessar a mente desse cristão, jornalista e polêmico escritor.

As perguntas

O que posso dizer de Yancey, com base nesses dois livros que li, é que ele dá voz às perguntas que todos nos fazemos escondidos dentro de nossos quartos internos. Para exemplificar uma delas, eis o nome do seu primeiro livro publicado: Onde está Deus quando chega a dor?

“Sofrimento e Fé” é aqui que o autor se concentra. Todos nós sofremos! Em algum momento teremos que pensar sobre isso, sobre quais as razões, como lidar, qual o sentido do nosso sofrimento e dos outros. Yancey nos ajuda nessa tarefa, faz-nos olhar para a dor humana.

Mas não só isso, o autor tem muito a oferecer também em conhecimento sobre a vida, história, cultura… Os dois livros me agregaram muito nesse sentido.

Mas também não é só. Yancey expõem, e esse é o grande motivo das polêmicas em volta do seu nome, os problemas individuais e coletivos da vida cristã, em outras palavras, os problemas da Igreja, os problemas ocorridos durante toda a história da Igreja. Como na própria Bíblia, onde os problemas/falhas/erros/pecados dos patriarcas, reis, discípulos… do povo de Deus não foram escondidos ou ignorados, mas expostos. O autor acredita que precisamos admitir e falar sobre as nossas manchas, coisas, fatos…aquilo que não é motivo de orgulho em nossa história – um baita confronto! E não pense que com isso ele rebaixa ou difama a Igreja, pelo contrário, ele nos traz para a realidade quanto a visão e o seu papel: a igreja que é formada de pecadores alcançados pela tremenda Graça de Deus, pessoas imperfeitas, com seus erros e acertos… é o corpo de Jesus Cristo na terra – não há nada nesse mundo que seja mais poderoso que isso.

Bem, é isso e muito mais que encontramos em Para que serve Deus: em busca da verdadeira fé ou no título original que talvez faça até mais sentido para seu conteúdo: What Good is God?: In Seach of a Faith that Metters.

O livro é estruturado em uma introdução, dez capítulos que trazem em cada um deles o contexto geográfico e circunstancial em que Yancey foi convidado a palestrar e a transcrição dessa palestra. Alguns deles são: China, África e Oriente Médio. Sendo o público original dessas palestras sempre pessoas que enfrentaram ou estavam suportando intenso sofrimento, como as vítimas de um massacre em uma escola nos EUA, mulheres que foram escravas sexuais na prostituição, várias e várias pessoas em perseguição por causa da fé, viciados… E termina com um posfácio que impulsiona a grande mensagem que ele se propôs a trazer com o livro. Não poderia deixar de destacar também, que em um dos capítulos ele fala longamente sobre o C.S.Lewis (o tema por assim dizer da sua palestra em questão), e é maravilhoso. Fica óbvia a influência de Lewis sobre Yancey.

…não as respostas

Como você já deve ter percebido, gostei imensamente da leitura. Se tornou um dos meus livros favoritos da vida e me fez tomar a decisão de ler tudo do Yancey que eu conseguir acesso. Porém, repito o que disse no blog quando compartilhei minhas impressões sobre A Pergunta que não quer calar. Apesar de meu grande interesse e admiração pelo autor, eu não concordo com 100% das ideias dele e não creio ter ainda entendido o que pensa realmente Philip Yancey (e talvez nem chegue lá); para mim, o mais importante não são as respostas, mas as perguntas que ele faz, as coisas que ele me levou a pensar – usando uma expressão popular aqui de Minas Gerais: ele me mostrou o caminho das pedras.

+INFO: Livro: Para que Serve Deus: Em busca da verdadeira fé | Autor: Philip Yancey (1949- ) | Título original: What Good is God?: In Seach of a Faith that Metters, 2010 | Tradução: Almiro Pisetta | Editora Mundo Cristão, 2011 | Páginas: 288 | Amazon | ★★★★★

2 comentários sobre “Para que serve Deus de Philip Yancey

    1. Olá Carlos! Posso estar enganada, mas aposto que você iria gostar desse autor.

      Acredito que a verdadeira fé faz-nos pensar, e pensando, inevitavelmente surgem as interrogações e algumas sem respostas… eu também tenho inúmeras interrogações, mas acima de tudo: creio!
      Creio em Jesus Cristo, meu Senhor.

      Abs.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário