As melhores leituras de 2019 – ficção

Esse ano eu li poucos livros de ficção. A lista portanto é um top 3.

Segue abaixo os melhores livros de ficção que eu li em 2019 pela ordem de leitura:

Heidi, a menina dos Alpes, de Johanna Spyri – Um dos melhores livros infanto-juvenil que já li. Heidi é uma personagem inesquecível, capaz de encantar crianças e adultos. Não tem como não gostar…


A morte de Ivan Ilitch, de Leon Tolstói – Uma das narrativas mais extraordinárias que eu já li. Do tipo do livro que oferece uma verdadeira experiência literária. Foi também meu primeiro contato com o autor que acabou quebrando todo receio que eu tinha de ser difícil e tal.


As Correções, de Jonathan Franzen – Como eu disse, eu li poucos livros de ficção esse ano, mas a leitura de Correções foi bem longa, passei vários meses lendo, e foi também bem marcante. Franzen é um autor difícil de ler, é prolixo, cria personagens antipáticos, descreve umas coisas nada ver, é exagerado em muita coisa, mas, como já repeti várias vezes nesse blog: consegue colocar em palavras o caos contemporâneo, a queda livre que a sociedade americana (ocidental eu diria) está – não que fosse esperado outra coisa -, as grandes problemáticas atuais como: meio ambiente, aborto, promiscuidade, conflitos familiares, as cores cinzas, os cheiros insalubres, o vazio deste mundo em movimento que não chega a lugar nenhum… tudo isso ele consegue colocar num livro como ninguém.

2 comentários sobre “As melhores leituras de 2019 – ficção

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s