É, eu não li muito nesses seis meses que se passaram, não tanto quanto eu gostaria. Meu 2022 até aqui foi dedicado e muito ao meu próximo livro. Estou escrevendo mais do que tudo e lendo sim, mas não livros inteiros.
Mas vamos lá mesmo assim. Como fiz em 2019, 2020 e 2021, aqui vão minhas respostas da TAG 50% 2022.
>> Todos os créditos estão no rodapé do post. Esse ano não vou indicar ninguém diretamente, mas se você gostou da ideia, sinta-se livre para responder também 😉
1 – O melhor livro que você leu até agora, em 2022?
Jó ou A Tortura pelos Amigos (Fabrice Hadjadj), esse com toda certeza foi o melhor livro que li esse ano até agora. Muito bom! Surpreendente! Me fez literalmente rir e chorar, me emocionou demais. Era para eu ter escrito algo sobre essa peça de teatro por aqui no blog, mas como de costume, acabei não escrevendo. Tenho dificuldade de me expressar sobre livros que me arrebatam. Parece que nada do que eu possa dizer/escrever é o suficiente. Em uma releitura quem sabe… Contudo, recomendo fortemente!

2 – A melhor continuação que você leu até agora.
Autoridade (Jeff VanderMeer), o segundo volume da trilogia “Comando Sul”. Não que seja a melhor, mas foi a única continuação que li kkkkkkk. Todavia, agora é sério, foi uma boa continuação sim, por enquanto salvou a trilogia, pois eu não gostei nada do primeiro livro e esse segundo me surpreendeu demais. Agora é ler o terceiro para finalizar, mas estou até com medo rsrs.

3 – Algum lançamento do primeiro semestre que você ainda não leu, mas quer muito.
Gente, desde que sai das redes sociais há mais de um ano, estou totalmente por fora do que está sendo lançado.
4 – O livro mais aguardado do segundo semestre.
Idem.
5 – O livro que mais te decepcionou esse ano.
A Vida Invisível de Eurídice Gusmão (Martha Batalha) com toda absoluta certeza! Não gosto nem de lembrar que escolhi esse livro para ler durante uma viagem que fiz em janeiro. Péssima escolha.

6 – O livro que mais te surpreendeu esse ano.
Um livro não, um conto: Singularidades de uma rapariga loura. Que conto incrível! Comecei a ler tão inocente, jamais esperava a genialidade e o poder da crítica afiada do Eça de Queiroz; que discernindo bem os caprichos e vícios da sociedade da época conseguiu revelar um pouco da complexidade do humano de todas as épocas, ao menos do lado ocidente da terra.

7 – Novo autor favorito (que lançou seu primeiro livro nesse semestre, ou que você conheceu recentemente).
EÇA DE QUEIROZ – Li por enquanto sete contos do autor, não conheço ainda nenhum dos seus romances, mas por isso também digo que foi uma incrível descoberta.

8 – Sua quedinha por personagem mais recente.
Me recuso.
9 – Seu personagem favorito mais recente.
Dessa vez não vou citar um só, direi que gostei muito da construção dos personagens dos contos do Eça de Queiroz como um todo. Não que os personagens dele sejam amáveis, alguns realmente NÃO, mas as construções são muito boas e tudo feito dentro do espaço limitado de contos. Incrível! Alguns nomes notáveis são: D. Rui de Cardenas, Dona Leonor, José Matias, Maria Piedade, José Ernesto e o poeta Korriscosso.
10 – Um livro que te fez chorar nesse primeiro semestre.
Jó ou A Tortura pelos Amigos (Fabrice Hadjadj), como citei acima na minha primeira resposta.
11 – Um livro que te deixou feliz nesse primeiro semestre.
A Literatura Como Remédio (Dante Gallian). Gostei muito de ler esse livro, em muito sentidos foi bom, recomendo!

12 – Melhor adaptação cinematográfica que você assistiu até agora.
Gente, não estou assistindo nada =|
13 – Sua resenha favorita desse primeiro semestre (escrita ou em vídeo).
Uma resenha que gostei muito de escrever nesse primeiro semestre foi minhas impressões sobre Inimigo Mortal: nossa guerra contra os germes assassinos, outro livro que gostei muito de ler e recomendo.
Inimigo Mortal de Michael T. Osterholm e Mark Olshaker #107
“… e, tenham certeza, haverá um próximo, depois outro e outro e outro. E, como traçamos neste livro, um desses surtos será ainda maior e mais grave que o…
E uma resenha que gostei de ler foi a do meu amigo Rudi, sobre o livro Cartas a Malcolm do C.S.Lewis.

14 – O livro mais bonito que você comprou ou ganhou esse ano.
Um ebook vale? Não comprei ou ganhei muitos livros físicos esse ano, mas respondo essa pergunta com a capa de um livro que para mim é linda!


15 – Quais livros você precisa ou quer muito ler até o final do ano?
Então, a chance de flopar é grande, mas gostaria muito de ler ainda em 2022:
O 11º Mandamento, de Abraham Verghese
Zona Quente, de Richard Preston
Primo Basílio (ou Os Maias), de Eça de Queiroz
Créditos: A Tag original foi criada pela Chami do canal Read Like Wild Fire e quem traduziu foi o Victor do canal Geek Freak.