Inveja: o inimigo interior, de Bob Sorge #112 | Resenha

INVEJA: O problema mais comum que ninguém tem

Uma das coisas mais eficientes que podemos fazer para tratar da inveja é simplesmente admitir a sua presença.

Que surpresa! Esse foi o meu primeiro contato com o Bob Sorge e embora precise ler pelo menos mais outro livro dele para compreender algumas coisas acerca do seu pensamento, foi um primeiro bom contato. O início desse livro é fabuloso: “Eu tenho um problema com a inveja – um grande problema com a inveja, porque qualquer problema com a inveja é um grande problema. A inveja corre tão profundamente nos orifícios da minha carne que provavelmente seja bem pior do que eu imagino.” Para mim não existe uma melhor maneira de escrever sobre um pecado como esse (a inveja), tão arraigado na natureza humana, do que admitir em primeiro lugar que esse não é um problema seu, nem do outro, mas NOSSO. O ser humano é invejoso e ponto.

Mas somente admitir isso e jogar essa triste verdade na nossa cara também não resolveria nada e não é o que Bob Sorge faz. Ele nos ajuda ver a inveja em nossos corações de uma forma que não há como se esconder ou negar, e logo depois, nos mostra o caminho prático à sombra da cruz para lidar com ela.

Há muitos ensinamentos maravilhosos nesse livro. Todos que convivem comigo me ouviram falar deles sem parar enquanto lia kkk. Pois, minha vontade é que todos tivessem acesso a esse conteúdo tão importante e necessário ao mesmo tempo que negligenciado, inclusive entre os cristãos. O tema da inveja é infelizmente um assunto tabu nas igrejas. 

A propósito, o autor se delimitou a falar especificamente da inveja entre cristãos ou da inveja dentro da igreja, seguindo sempre nessa contextualização. Claro que seria bom se ele ampliasse o assunto a outros contextos também, mas na minha opinião um livro assim tem o seu lugar, pois como disse a inveja é um assunto tabu no meio cristão. Não que não se fale do assunto, já ouvi pregações sobre a inveja dos irmãos de José por exemplo uma dezena de vezes, mas nunca antes, e esse é o problema, tinha aprendido realmente o que é a inveja e como seus tentáculos são poderosos ou ao que ela pode nos levar a fazer  – ou vir a sofrer de outras pessoas.

Como o apóstolo João disse: “…todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas…” (João 3:20). Quando a inveja não é tratada de forma direta e objetiva (na Luz) ela simplesmente fica oculta (nas trevas), e não há arrependimento, nem transformação, pelo contrário ela só vai crescendo e destruindo principalmente nossa preciosa comunhão. É necessário falarmos disso, admitirmos uns para os outros esse NOSSO problema com a inveja e procurar segundo o que a Palavra de Deus ensina, ter uma nova postura de vida – o que Bob Sorge  também explora nesse livro com propriedade. Só assim seremos livres desse inimigo interior.

A minha oração é que eu amadureça até o ponto onde eu não deseje mais o que Ele escolheu dar a outro, mas fique satisfeito com a posse de tudo o que Cristo destinou para a minha vida.”

Se verdadeiramente entendermos nossa identidade em Cristo, nunca mais sentiremos inveja. O grande antídoto para a inveja é a busca do conhecimento do amor de Cristo.


+INFO Livro: Inveja: o inimigo interior | Autor: Bob Sorge | Publicado originalmente em 2003 | Editora BvBooks, 2016 | Páginas: 150 Compre: BvBooks, Amazon

★★★★☆

Skoob | Goodreads | Medium | Blogger

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s